Iniciando os trabalhos – filhotinho de Dragão barbado morrendo…

Pensei muito antes de montar esta parte no site e dividir minhas experiências com todos, e após muitas avaliações e sugestões, decidi inciar este novo canal!

Assim de maneira simples e direta, contarei sobre meu dia-a-dia, minhas consultas, meus tratamentos e resultados, dentre outras curiosidades.

Espero que as pessoas vejam esta nova parte informal, como uma maneira de demonstrar o trabalho lindo e muitas vezes árduo, que os médicos veterinários realizam diariamente.

Fui chamado para atender em uma clínica veterinária um Dragão barbado, filhotinho, o qual apresentava dificuldade ao caminhar e perda do apetite. A alimentação do bebê era a base de carne crua e vegetais claros, alface. Não possuía terrário, ficando solto em casa.

145

Estes animais possuem alimentação específica e infelizmente, os proprietários não conheciam sua dieta, alimentando-os de maneira equivocada.

Quando a dieta está desbalanceada, muitos problemas ocorrem, sendo o mais comum a doença ósseo metabólica ou simplesmente descalcificação. O organismo necessita de cálcio para realizar muitas funções, então ele retira o cálcio dos ossos para realizar este trabalho, e como o animal não repõem o cálcio utilizado ou gasto com alimentação correta, ele descalcifica e enfraquece, podendo morrer por isso!

Após exame clínico completo e radiografias confirmando a suspeita, iniciei tratamento com cálcio e correção da dieta, com a introdução de ração específica balanceada, e adequação do terrário. Mais um caso resolvido!

146

144

Animal Exótico, diminuindo as fronteiras entre homens e animais…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *