Exodontia (retirada de dente) em coelhos

Os coelhos possuem 4 dentes incisivos superiores e dois inferiores. Diferentemente dos roedores, todos os dentes crescem de maneira contínua, obrigando o proprietário e o médico veterinário, a terem uma atenção constante para um possível crescimento excessivo dos mesmos.

A fórmula completa da dentição dos lagomorfos adultos (coelhos) é: 2 pares de incisivos superiores / 1 par de inferiores; não possuem dentes caninos; 3 pares de pré-molares superiores / 2 pares de inferiores; 3 pares de molares superiores / 3 pares de inferiores.

100

Nos animais sadios, a mastigação promove um desgaste contínuo dos dentes. Antigamente, acreditava-se que o crescimento excessivo dos dentes era unicamente um problema congênito. Hoje outros fatores são implicados nesta patologia como fraturas dentárias que modifiquem o alinhamento dos dentes na oclusão, doença ósseo metabólica, dieta inadequada tanto em nutrientes quanto em textura, uso indiscriminado de costicosteróides, doença renal, doença no fígado ou pâncreas que alterem a absorção de vitamina D e seu metabolismo, doença no trato gastrintestinal, dentre outras.

Cada caso possui um tratamento específico, mas nos casos em que um fator congênito se faz presente, o corte constante dos dentes ou a sua extração (exodontia) é o tratamento de escolha. Muitas pessoas e alguns médicos veterinários utilizam alicates de unha ou tesouras para este procedimento, o que pode provocar fraturas longitudinais no dente complicando ainda mais a situação, e em alguns casos os animais podem vir a óbito por complicações como abscessos, dentes fraturados que não podem ser extraídos, infecções sistêmicas, anorexia crônica, etc.

Costumo realizar este procedimento com o paciente sob anestesia geral inalatória com vaporizador calibrado (isofluorano), Doppler vascular, termômetro digital externo com controle da temperatura interna do paciente e centro cirúrgico, um motor de baixa ou alta rotação com serras adequadas em seu tamanho e corte, e instrumentais odontológicos de primeira linha.

102

A exodontia é um procedimento delicado, exigindo do profissional perícia e um bom conhecimento anatômico das estruturas que sofrerão intervenção cirúrgica.

Abaixo seguem algumas fotos de alguns procedimentos realizados pela nossa equipe:

101

103

 

Dr. Alexandre Pessoa

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *